Boletim Municipal, Nº 23, junho de 2012

25 Julho 2012

Rede Escolar Concelhia em fase de conclusão – mais uma meta alcançada

A conclusão da Rede Escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico será, a muito breve prazo, uma realidade, podendo o Município de Ponte de Lima orgulhar-se por fazer parte dos raros exemplos nacionais em que tal aconteceu com êxito, dentro dos prazos estabelecidos e no cumprimento dos planos definidos, mais concretamente, neste caso, da Carta Educativa.

Com a finalização das obras do Centro Educativo das Lagoas, que se encontra em fase adiantada de execução e cujo investimento ultrapassará os cinco milhões de euros, e da EB1 de Ponte de Lima, com um valor de adjudicação superior a dois milhões e setecentos mil euros, Ponte de Lima ficará servida com um notável conjunto de infraestruturas educativas, dotadas com as mais modernas valências e equipamentos de vanguarda, as quais, no seu conjunto e pelo nível atingido, colocam o concelho nos lugares cimeiros, em termos nacionais, no que diz respeito à educação.

O esforço financeiro, a que o Município se viu obrigado, apresenta como produto final a garantia de um ensino em que se reúnem as condições estruturais, muito para além das consideradas imprescindíveis, para que o porvir seja encarado com mais otimismo, tendo por base cidadãos bem formados e dispostos a enfrentar os tempos futuros com a preparação pedagógica e cultural que a sociedade em que vivemos obriga.

Cada vez mais se ouvem mensagens de organização para o amanhã, de investimento na educação, de apostas na cultura, de crença nas gerações vindouras.

Estamos totalmente de acordo e acreditamos que os alicerces de uma comunidade mais equilibrada e justa se fazem, praticamente, a partir do berço, enraizados em valores formativos que se prolongam do núcleo familiar para os ensinos pré-escolar, básico e níveis sequentes até à formação superior e aprendizagem ao longo da vida.

Contudo, há que concretizar as mensagens, temos que aplicar devidamente os dinheiros públicos, cumprir os projetos que assumimos com os munícipes, apostar nos planos mais arrojados, conscientes de trilhar o caminho correto que vá de encontro aos anseios e necessidades das populações que servimos.

Só com coragem é que conseguiremos fazer frente às contrariedades do dia a dia e em que a orientação das nossas crianças é fundamental. Por isso, o regozijo é grande quando avistamos mais uma meta e nos preparamos para atingir outras e iniciar distintos desafios que sabemos irão contribuir para a qualidade de vida dos nossos concidadãos.

A educação, todavia, será sempre uma preocupação primeira a que nunca voltaremos as costas.

Com um abraço amigo.

Victor Mendes