Boletim Municipal, Nº 19, fevereiro de 2009

02 Outubro 2009

No Meio da Dificuldade Está a Oportunidade.

Albert Einstein deixou-nos este pensamento, ou a máxima como muitos as gostam de apelidar, que, partindo de uma certa simplicidade, é grande no conteúdo e vem de todo a propósito para partilhar com os Municipes algumas palavras de esperança e de convicção que seremos capazes de ultrapassar todas as adversidades com que diariamente somos confrontados - algumas anunciadas pelos costumeiros aroutos da desgraça - , a maior parte delas escudadas nas palavras "crise", "recessão", "depressão", "afrouxamento económico"...

E se virmos como nos aconselha Einsein, uma excelente oportunidade em todas as dificuldades que a situação presente nos permite antever para o futuro mais próximo? Somos competentes? Estamos preparados? Existem as condições necessárias? A todas estas questões só posso responder com um claro, convicto, alto e sonoro "Sim!". Faço-o porque conheço os Limianos e, acima de tudo, porque sei daquilo que somos capazes e de que já demos provas ao longo de séculos de História, de que muitos nos honramos.

Está na altura de elevar bem alto os verdadeiros valores que nos caracterizam - muito mais bem cotados na bolsa de valores da Humanidade que os títulos e ações em que infernizam o nosso quotidiano e que nos entram casa dentro, em catadupa, através dos meios de comunicação social.

Temos que fazer valer esses valores, perdoem-me a repetição, e torná-los mais-valias que acrescentem riqueza a Ponte de Lima. Refiro-me á tradição, ao trabalho, à terra, à paisagem, aos espaços naturais, à família, à ruralidade...São fatores económicos de monta que urge fazer convergir como partes de um todo para alcançar um resultado - o desenvolvimento sustentado de Ponte de Lima.

É realmente a altura própria de agarrarmos todas as oportunidades para vencer e ganhar a batalha das dificuldades. Os melhores trunfos do baralho estão nas nossas mãos. Resta-nos jogar as cartas certas nas ocasiões propicias e, em conjunto, sairmos vitoriosos desta, que muitos chamam, competição.

Acredito sinceramente que nos encontramos aptos e não tenho quaisquer dúvidas que mais uma vez daremos mostras da garra que nos caracteriza e que vamos superar, com afinco e tenacidade, esta fase menos boa que não vai, tenho a certeza absoluta, assolar as nossas vidas.

Termino com palavras da grande figura com que comecei, Albert Einstein: "Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade".

Um abraço amigo e de muita esperança do

Daniel Campelo

Boletim Municipal, N.º 19, 2009