Boletim Municipal, Nº 12, dezembro de 2000

25 Setembro 2009

Editorial

O arranque da implementação da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos constitui sem dúvida um dos factos mais marcantes dos nossos dias na vida do Município.

No momento em que o Concelho esta a concluir as redes de infraestruturas básicas de educação e cultura, de acessos e de abastecimento de água, o ambiente e certamente Um dos sectores mais importantes no investimento futuro do Poder Local.

A Área Protegida de Bertiandos e S. Pedro será no futuro próximo um dos emblemas mais representativos do Concelho quer para os Visitantes quer para os residentes. Através desse equipamento queremos chegar ao centro de questão ambiental e envolver nesse magnifico projeto todos aqueles que lutam verdadeiramente pela sobrevivência dos sistemas e ecossistemas que fazem da nossa terra, da nossa gente e da nossa cultura um conjunto de valores incalculáveis e inconfundíveis.

As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro poderão contribuir para o futuro do Concelho tanto quanto o Rio Lima ou o conjunto das Escolas do Concelho.

Ponte de Lima. hoje conhecido pela fama do seu vinho verde, pela excelência do seu arroz de sarrabulho, pelo pioneirismo do Turismo de Habitação, pela conservação dos valores do património ou pela atração dos amantes do turismo cultural será, no futuro, seguramente referenciado pela riqueza e diversidade das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro.

A visão do futuro obriga a defender os valores mais ancestrais da nossa cultura e sobretudo os da natureza. Ensinar a respeitar e a amar essa natureza será no futuro tão importante como aprender a ler e as escrever. Este pequeno passo de gigante poderá aproximar as pessoas do nosso Concelho, sem limite de Idade ou de condição social, a uma função e obrigação na sociedade que cada vez se torna mais indispensável.

A criação da Área Protegida foi um dos factos mais marcantes do final do Milénio e a sua Inauguração a curto prazo será, concerteza, o melhor começo do Século e de Milénio para o futuro de um Concelho e o melhor contributo para a salvaguarda de um planeta que se encontra cada vez mais em rota de colisão. Um agradecimento especial é devido ao Ministro José Sócrates. Porque muitos Visitaram as Lagoas e todos manifestaram o seu deslumbramento e as promessas de apoio. Só um tomou a decisão de apoio e em tempo record - é sempre melhor uma atitude do que um cesto de promessas.

Bem hajam todos os que acreditaram e lutaram por este sonho que agora se torna realidade. A eles dedica o Município a primeira fase deste ambicioso projeto, agora em concurso.

Daniel Campelo

Boletim Municipal, N.º 12, 2000