Tempos remotos: a presença do passado na objetivação da cultura local

01 Junho 1997

VASCONCELOS, João - Tempos remotos: a presença do passado na objetificação da cultura local. Etnográfica: Revista do Centro de Estudos de Antropologia Social. [online]. Vol. 1, N.º 2 (1997), p. 213-235 [citado 09 novembro 2011]. ISSN 0873-6561.

Resumo

Este texto trata de um conjunto de “etnografias” que têm vindo a abordar a Serra de Arga, zona montanhosa do Noroeste de Portugal, desde os anos 30 até ao presente. Dou aqui à palavra “etnografia” um sentido muito amplo, para designar qualquer empreendimento que, propositada ou acidentalmente, contribua para produzir uma representação da cultura. Concentro-me na identificação de algumas das fontes das representações que são hoje hegemónicas entre a população da zona e na observação de usos locais da cultura serrana objetivada, num contexto caracterizado pela ausência de qualquer projeto político de tipo regionalista.