02 Dezembro 2004

BROCHADO, Cláudio Roberto Laranjeira - Povoamento tardo-romano e altimedieval na bacia terminal do Rio Lima (século IV-XI). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2004. Tese de Mestrado.

Resumo

O trabalho incide sobre as problemáticas relacionadas com o povoamento tardo-romano e altimedieval no curso inferior do Rio Lima. Perspetivavam-se elementos arqueológicos conotados com o hiato cronológico em questão, nomeadamente os liagados diretamente ao povoamento, tipologias de assentamento, necrópoles e arte (manifestações artísticas). Faz-se, de igual forma, um pequeno estudo ceramológico da estação arqueológico da Villa do Paço Velho (Facha - Ponte de Lima).