Os ofícios mecânicos e a encomenda arquitectónica patrocinada pela câmara de Ponte de Lima no século XVIII

05 Dezembro 2007

PAIVA, Maria Amélia da Silva - Os ofícios mecânicos e a encomenda arquitetónica patrocinada pela Câmara de Ponte de Lima no século XVIII. Revista da Faculdade de Letras. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto. ISSN 165-4936. Vol. V-VI (2006-2007), p. 437-465.

Resumo

A pesquisa documental desenvolvida no Arquivo Municipal de Ponte de Lima no âmbito da tese doutoramento sobre o tema "A Casa Nobre no Concelho de Ponte de Lima na Época Moderna" permitiu identificar documentação inédita que esclarece sobre a organização e o funcionamento dos ofícios mecânicos no concelho. Procurou-se ainda cruzar os elementos pertinentes relativos à atividade institucional dos pedreiros, carpinteiros e ferreiros activos no concelho durante o século XVIII e a encomenda de arquitetura patrocinada pela câmara no mesmo período.