Contextos sócio-económicos da ilegitimidade na freguesia da Meadela (1593-1850)

06 Dezembro 2008

SOLÉ, Maria Glória Parra Santos - Contextos sócio-económicos da ilegitimidade na freguesia da Meadela (1593-1850). "Estudos Regionais: Revista Cultural do Alto Minho. Viana do Castelo: Centro de Estudos Regionais. ISSN 0871-3332. Série II, N.º 2 (2008), p. 103-116.

Resumo

Este artigo trata do problema da ilegitimidade na freguesia da Meadela (1593-1850) que está diretamente dependente dos contextos em que se inserem as mães destes filhos ilegítimos. Procuramos perceber em que medida as estruturas sociais e económicas da época na freguesia são responsáveis pelos elevados índices de ilegitimidade. O problema da ilegitimidade não se confina só a variáveis sociais e económicas, existem outras variáveis que tendem a justificar o ter filhos fora do casamento. Há diferentes níveis para investigar as atitudes perante a ilegitimidade e o seu significado. Em primeiro lugar debruçamo-nos sobre as circunstâncias, atitudes e os motivos que podem ter levado a tal prática; em segundo lugar, tentamos apurar as atitudes dos pais destas mulheres que davam à luz filhos ilegítimos; e por último procuramos avaliar as atitudes da comunidade. Para responder a estas questões para além da consulta aos registos paroquiais, recorremos ao cruzamento de outras fontes, nomeadamente aos livros de visita e devassa e aos livros de testamento.