Alto Minho: destino de turismo cultural?

05 Dezembro 2011

RIBEIRO, J. Cadima; REMOALDO, Paula Cristina; MOTA, Mécia - Alto Minho: destino de turismo cultural? Estudos Regionais: Revista de Cultura do Alto Minho. Viana do Castelo: CER. ISSN 0871-3332. Série II, n.º 5 (2011), p. 205-215.

Resumo

O aproveitamento turístico dos recursos naturais, históricos e etnográficos é hoje em dia uma importante fonte de rendimento e de emprego de muitos lugares. Potencial turístico não é, no entanto, sinónimo de sucesso de um destino de turismo, sendo peças centrais desse sucesso a eficiência da promoção dos produtos efetuada e a capacidade dos agentes turísticos e dos decisores públicos de incorporarem nas suas estratégias as preferências dos turistas. Quando se considera o turismo cultural, a complexidade da problemática acentua-se em razão da natureza dos produtos que lhe estão associados, sendo por isso difícil formular estratégias consistentes e com resultados seguros. Em Portugal, apesar do turismo cultural ter merecido até ao presente a atenção de um número elevado de cientistas sociais, continua ausente uma reflexão sobre as perspetivas da sua evolução a médio prazo, e sobre o modo como pequenos núcleos urbanos, como Ponte de Lima, podem dele tirar partido para o seu desenvolvimento. Com base nestes pressupostos, dá-se notícia neste artigo de uma investigação que teve como objetivos: avaliar a consistência e eficácia da estratégia de desenvolvimento e promoção turística que tem sido seguidas no Alto Minho; analisar a dinâmica do geral do turismo cultural; e aferir a possibilidade de uma reorientação de politica para um produto turístico mais ativo/criativo no Alto Minho, em geral, e em Ponte de Lima, em particular. Para isso, fez-se uso de um inquérito realizado a visitantes ou potenciais visitantes do território em causa e de entrevistas semi-estruturadas realizadas a entidades de Ponte de Lima e a agentes regionais ligados ao turismo.