09 Outubro 2012

LIMA, Cristina Maria Fiúza da Rocha Pereira de - Turismo cultural: à descoberta do Castro de Sto Estêvão da Facha: um percurso pedestre no Caminho Português de Santiago. 2011. 115 p.

Resumo

O Turismo Cultural associado ao pedestrianismo constitui uma fórmula e uma oportunidade de desenvolvimento económico sustentável do mundo rural. Um projeto de Turismo Cultural traduzido num percurso pedestre representa uma mais-valia importante ao apresentar os recursos locais, a monumentalidade das estruturas arqueológicas, as condições de acesso e a sua dinâmica para a interpretação do património como potencialidade turística, a consciencialização da preservação da memória e a identidade cultural. A existência de um conjunto de recursos locais no espaço temporal e em rede, em que a matriz dinamizadora cultural integra o «Caminho de Santiago», permite desenvolver o projeto de criação de um percurso pedestre local (PL), também possível, a cavalo ou de bicicleta, partindo de um programa de visita ao Castro de Sto. Estêvão da Facha e o levantamento e a análise de diferentes locais. O Turismo de Habitação ─ Casa das Torres, representa a modalidade de alojamento selecionada para o programa. As visitas e o levantamento do Castro de Sto. Estêvão, de um forno cerâmico romano na Casa do Paço na freguesia da Facha, e o espólio arqueológico no Museu dos Terceiros na vila de Ponte de Lima, reúnem os pontos identificativos do itinerário programado. As referências cronológicas deste percurso reportam-se ao passado Proto-Histórico (período do Calcolítico – II Idade do Ferro), Romano e Medieval. Este conceito traduz a criação de um percurso cultural de descoberta do património cultural, material e imaterial, a memória e a identidade local, numa visão integrada e diferenciadora permitindo dar visibilidade e rentabilizar as estruturas existentes no território num pacote de oferta cultural.

Cultural Tourism versus pedestrianism defines a formula and an opportunity of sustainable development for the rural world. A cultural tourism project based in a walking trail represents an important add value introducing local resources, the monumental archaeological structures, the access facilities and the dynamic heritage interpretation considering touristic potential, the consciousness of heritage preservation and the cultural identity. Local resources in time, space and network, in a cultural formula with the support of «Caminho de Santiago», allows the process of a local walking trail project (LW), possible, riding and biking, with a visit programme to the Celtic settlement of Sto. Estêvão da Facha and several spots. Turismo de Habitação ─ Casa das Torres, is selected for accommodation. The Celtic settlement, the ceramic roman oven in Casa do Paço in Facha Parish and the archaeological remains in Museu dos Terceiros in Ponte de Lima, are set as the spots selected for the planed itinerary. The chronological time of this walking trail comes back to proto-historic period (calcolitic period – II Iron age), roman and medieval age. This concept propose the creation of a cultural trail to discover the local heritage and environment, the memory and local identity, in an integrated and diverse approach of local resources developing a package to supply the cultural demand.