Arquivo Municipal de Ponte de Lima recebe a coleção da revista

18 Janeiro 2013

O Arquivo Municipal de Ponte de Lima recebeu do Dr. Francisco da Cunha Leão, neto de Delfim Guimarães, a coleção da revista Mala da Europa - hebdomadário fundado pelo limiano Delfim José Monteiro Guimarães Júnior, pai de Delfim Guimarães, para os portugueses de além-mar.

Delfim Guimarães, em 1899, após o falecimento de seu pai, administra e reorganiza a revista Mala da Europa, cujo primeiro número é publicado em 11 de agosto de 1898, onde terá nascido a sua futura atividade como consagrado editor.

O número 5, de 8 de setembro de 1898, apresenta um artigo sobre o poeta limiano António Feijó e o número 22 ,de 5 de janeiro de 1899, contém um excerto de um artigo sobre Ponte de Lima, da autoria de Delfim Guimarães, publicado em 1897 na Revista Branco e Negro, onde é referido que “Ponte de Lima é sem dúvida a mais pittoresca e a mais commercial villa do nosso Minho. As margens do rio, que á villa deu o nome, são encantadoras, merecendo que poetas e prosadores illustres d’ella tenham falado” e contém, ainda fotogravuras do Largo de Camões, do Largo Dr. António de Magalhães, da Capela de S. João e da Feira do gado.

Arquivo Municipal de Ponte de Lima recebe a coleção da revista