Serviço Educativo - atividades para 2013/2014

13 Agosto 2013

Para além de visitas guiadas ao edifício, está prevista a realização das seguintes atividades durante o ano letivo 2013/2014:

Artes e ofícios: os saberes e as artes tradicionais

No âmbito desta atividade os alunos serão incentivados a elaborar uma peça de artesanato, com recurso a diversos materiais.   - A caça ao documento no Reino da Informação.

A caça ao documento será levada a cabo no Reino da Informação (isto é, no Arquivo Municipal)

Através de mapas, os participantes, distribuídos por várias equipas, terão que encontrar o documento escondido pelo Guarda-Mor há já quase 700 anos.

Oficina Flor d'abril

Esta oficina didática, vocacionada para crianças desde o ensino pré-primário ao 2º ciclo, tem como principal objetivo comemorar os 40 anos do 25 de abril.

500 anos do foral manuelino de Rebordões Souto

Atelier essencialmente direcionado para os alunos do Agrupamento de Escolas de António Feijó (dado integrar os alunos da freguesia de Rebordões Souto) que terão oportunidade de conhecer melhor o foral manuelino de Rebordões Souto, outorgado em 8 de abril de 1514.

Área de projeto "os saberes e as artes tradicionais "

No âmbito da área de projeto, definida para este ano letivo, o Arquivo Municipal pretende coordenar a atividade Artes e ofícios: os saberes e as artes tradicionais em 7 sessões, cujo intuito consiste em sensibilizar os mais jovens para a importância dos ofícios tradicionais e do artesão na manutenção da tradição e identidade cultural.

Num primeiro momento, será feita uma introdução ao aparecimento das corporações de ofício mecânicos na Idade Média, sua organização, importância e desenvolvimento, para de seguida explorar as características de dois ofícios em particular: o ofício de pedreiro, com bastante expressão no concelho de Ponte de Lima e o de tecelão de linho.

Na 2ª e 3ª sessões, com base numa maqueta previamente concebida, os alunos serão convidados a terminar uma obra ou monumento de pedreiro atualmente existente em Ponte de Lima e a identifica-la por meio de siglas usadas de forma semelhante aos antigos pedreiros. Nas restantes sessões será dado enfoque ao processo de cultivo e de tecelagem do linho. Aqui os alunos serão convidados a experimentar tecer um objeto para uso quotidiano através de um dos métodos mais rudimentares de tecelagem (4ª, 5ª e 6ª sessões).

Finalmente os alunos serão convidados a expor o resultado dos seus trabalhos artesanais numa mostra artesanal segundo grupos de ofício.

Público-alvo: Duas turmas de alunos entre o 3º e 4º anos do 1º ciclo ensino básico.

Inscrições: Através dos seguintes contactos: 258 900 425 ou arquivo@cm-pontedelima.pt.

Objetivos: Identificar as principais corporações de ofício da Idade Média; Conhecer os conceitos de artesanato, artesão, manufatura, artífice, matéria-prima; entre outros; Enumerar os diferentes graus de aprendizagem dos mesteirais; Reconhecer a oficina como local de trabalho de um artesão e local de produção artesanal; Relacionar o consumo de determinadas matérias-primas para a produção artesanal de objetos com o grupo de ofício que os produz; Compreender a importância da produção artesanal no contexto familiar, económico e de troca; Adquirir competências de expressão plástica unificando conceitos e saberes do mundo artesanal.

Materiais empregues e recursos: Papeis e cartões; Lápis, marcadores coloridos e tintas;  Pincéis; Tesoura   ; Colas; Régua e borracha; Fios de lã (para tecer); Agulhas e botões.

Planificação das sessões: I Sessão: As artes e os ofícios na Idade Média; II Sessão: O ofício de pedreiro e a produção artística; III Sessão: Os pedreiros e as suas produções: elaboração de uma maqueta para um monumento; IV Sessão: O linho: sua produção e tecelagem; V Sessão: O ofício de tecelão: produção de um tear manual e inicio à fase de tecelagem; VI Sessão: Continuação: tecelagem de um objeto de uso quotidiano; VII e VIII Sessão: As artes e os ofícios: uma troca de produtos e de saberes: exposição dos trabalhos artesanais.

* Para participar nas atividades supramencionadas deverá ser feita marcação prévia através dos seguintes contactos: 258 900 425 ou arquivo@cm-pontedelima.pt.