Apresentação do livro 'História e genealogia familiar: famílias convergentes do Visconde de Nova de Famalicão', de Alexandra Pereira de Castro

22 Janeiro 2014

O livro História e genealogia familiar: famílias convergentes do Visconde de Nova de Famalicão, da autoria de Alexandra Maria Ferreira Braga de Sousa Louro Pereira de Castro, será apresentado no próximo dia 7 de fevereiro de 2014, às 21h30, no Arquivo Municipal.

"A autora deste livro fez uma viagem e muitos dias passaram ao longo de oito anos plenos de acção e descoberta, dias de paz e de cansaço por entre bibliotecas, arquivos e cartórios, ou visitando as quintas e algum parente quase esquecido. Se o dono da quinta era pessoa agradável ou afável, ó que bela tarde de estudo: Noutras visitas a "eiras e solares" as coisas virão a ser mais difíceis, porque o senhorio se apresenta seco e distante. Uns dias abriam-se portas que davam sobre soberbas salas de museu e noutros restavam algumas pinturas numa parede, mobiliário, espíritos do lugar ou quase nada, às vezes a decepção. No fim de um dia de trabalho, ao regressar a casa, já só existe cada um de nós e o seu pequeno mundo de afectos. Só existe o que acontece realmente. A verdade, porém, é que os mundos se cruzam e se combinam e a prová-lo nasce este livro" (José Miguel Braga).