10º aniversário do Arquivo Municipal de Ponte de Lima

03 Março 2014

O Arquivo Municipal de Ponte de Lima completa, no dia 4 de março de 2014, o seu 10º aniversário em edifício próprio.

O Arquivo no século XXI

No âmbito do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM), do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, obteve a Câmara Municipal de Ponte de Lima apoio financeiro para a criação do seu Arquivo Municipal, cuja inauguração ocorreu no dia 4 de março de 2004 - Dia de Ponte de Lima (879 anos do Foral de D. Teresa).

A adaptação da denominada Casa do Calvário a Arquivo Municipal possibilitou reunir em edifício próprio toda a documentação que até então se encontrava dispersa, permitindo assim dar resposta à preocupação da edilidade de salvaguardar o património arquivístico existente no concelho e garantir o direito de acesso ao arquivo e registos administrativos que nos termos da lei compete assegurar.

O Arquivo, cuja área total é de cerca de 1.113 m2, é composto por: receção, sala de leitura com capacidade para 11 lugares e uma biblioteca de apoio à investigação, 3 gabinetes técnicos, sala de reuniões, sala de quarentena, sala de limpeza e higienização, laboratório de conservação e restauro, casa forte, 1 depósito para microfilmes e mais 8 depósitos com capacidade para cerca de 2.000 metros lineares de documentação.

Desde então o Arquivo Municipal, com o intuito de divulgar o património documental arquivístico e de promover o estudo e o conhecimento sobre a história local, tem desenvolvido diversas atividades, no âmbito da sua extensão cultural, tais como exposições e conferências, destacando-se a iniciativa "Serão de História Local" cuja compilação dos textos apresentados pelos conceituados oradores resultou na publicação do livro "Ponte de Lima: Estudos de História Local". No âmbito do serviço educativo realizam-se visitas de estudo onde, após uma visita ao edifício, que pretende dar a conhecer as funções e atribuições do Arquivo Municipal e dos profissionais ao seu serviço, os alunos têm oportunidade de participar em atividades lúdicas e pedagógicas cujas temáticas versam impreterivelmente sobre a história local e nacional.