Programa de comemoração do centenário da I Guerra Mundial (1914-2014)

21 Março 2014

A comemoração do centenário da I Guerra Mundial organizada pelo Município de Ponte de Lima, através do Arquivo Municipal, tem início com a inauguração da exposição Os limianos na Grande Guerra: centenário da I Guerra Mundial (1914-2014), no dia 4 de abril às 21h00.

Esta exposição que estará patente no Arquivo Municipal de Ponte de Lima, entre os dias 4 de abril a 31 de dezembro de 2014, organizada em parceria com a Casa Norton de Matos, visa dar especial enfoque ao papel preponderante desempenhado por Norton de Matos durante o conflito mundial, não esquecendo, contudo, os restantes limianos que, também eles heróis de guerra, estiveram na frente de batalha em África e na Europa.

Ainda no dia 4 de abril, às 21h30, no auditório Rio Lima, terá lugar a visualização de um documentário da RTP, intitulado “Portugal nas trincheiras”, à qual se seguirá uma representação, na 1ª pessoa, da Grande Guerra e da saga dos combatentes, protagonizado por Gil Santos (organização do CLAC - Clube Limiano de Automóveis Clássicos).

No dia 17 de maio, às 17h00, terá lugar no auditório municipal, a conferência intitulada “Norton de Matos e a I Guerra Mundial”, que contará com a participação de oradores conceituados:

Programa
  • Portugal na Grande Guerra: da neutralidade beligerante à beligerância neutralizada (1914-1918) - Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva | Faculdade de Letras da Universidade do Porto
  • Norton de Matos e a operação Tacos: o pai do milagre laico da República - Drª Helena Pinto Janeiro | Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa
  • Uma dedicatória - Dr. José Norton | Investigador

Até ao final do presente ano seguir-se-ão outras iniciativas sobre a temática da I Guerra Mundial, a divulgar oportunamente.