Últimas aquisições

08 Agosto 2014

O Município de Ponte de Lima, através do Arquivo Municipal, tem apostado na valorização e enriquecimento do seu acervo documental (manuscritos e impressos) com o intuito de satisfazer as necessidades de informação dos seus utilizadores. Procura, desta forma, promover, preservar e dar acesso a um vasto conjunto documental, garante da herança cultural e da memória coletiva.

Manuscritos:

• Projetos do século XIX para ajardinamento do terreno da Lapa na vila de Ponte de Lima.

Impressos (biblioteca de apoio à investigação):

• BANDEIRA, Luís Stubbs Saldanha Monteiro – Vocabulário heráldico. Lisboa: Mama Sume, 1985. 377 p.
  • BARROS, Henrique da Gama – História da Administração Pública em Portugal nos séculos XII a XV. 2ª ed. dirigida por Torquato de Sousa Soares. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1945-1954.  11 vol.
  • LANGHANS, F. P. de Almeida - Heráldica: ciência de temas vivos. [Lisboa] : Fundação Nacional para a alegria no trabalho, Gab. de Heráldica Corporativa, 1966. 2 vol.
  • LARA, António de Sousa; DINIZ, Benjamin Quaresma – Genealogia Heráldica e ciências sociais. Cacém: ed. Autor, 1991. 197 p.
  • MACHADO, José de Sousa Machado - Últimas gerações de Entre Douro e Minho: apostilas às árvores de costados das famílias nobres de José Barbosa Canaes de Figueiredo Castello Branco. Braga : Ed. do A., 1931-1932. 2 vol.
  • MARQUES, José - Relações económicas do norte de Portugal com o reino de Castela, no século XV. Braga : [s. n.], 1979 (Braga : Ofic. Gráf. da Livraria Cruz). 54 p. Sep. de "Bracara Augusta", vol. 32, fasc. 73-74 (85-86), Jan-Dez. 1978.
  • MARTINS, Alcides Martins - Conde de Bertiandos: panegírico. Ponte de Lima: Santa Casa da Misericórdia, 1968. 40 p.
  • PAÇO, António – Militares: Adeus ao Alto Minho?: subsídios para uma monografia: tradições vulto estrutura. Viana do Castelo: Centro de estudos Regionais, 1978. 18 p.
  • PAULO, Heloísa; JANEIRO, Heloísa Paulo e Helena Pinto (coord.) - Norton de Matos e as eleições presidenciais de 1949 : 60 anos depois. Lisboa: Colibri: Instituto de História Contemporânea, 2010. 126 p. ISBN 978-972-772-983-8
  • SAMPAIO, Francisco - História económica: análise crítica à tabela de preços dos cinco mercados reguladores (Viana, Caminha, Arcos, Monção, Ponte do Lima), entre 1858-1868. Caminha: [s.n.], 1981. 44p. Sep. de “Revista Caminiana”, nº 3-4, Dez. 1980-Jun. 1981.
  • SILVA, Armando Malheiro da; GOMES, José Aníbal Marinho – O Integralismo Lusitano e a contribuição de Xavier Cordeiro. Ponte de Lima: Livraria ler.com.gosto; Viana do Castelo: Real Associação de Viana do Castelo, 2014. 62 p.