Serviços Educativos - Artes e ofícios: os saberes e as artes tradicionais

26 Novembro 2014

Os alunos do 3ºano da Escola Básica de Vitorino de Piães, da professora Ester Pereira, participaram hoje na 2ª sessão da área projeto "Artes e ofícios: os saberes e as artes tradicionais", cujo objetivo consiste em sensibilizar os mais jovens para a importância dos ofícios tradicionais e do artesão na manutenção da tradição e identidade culturais.

Ao longo da sessão, que contou com a participação do Sr. José, carpinteiro da Câmara Municipal de Ponte de Lima, os alunos (aprendizes) tiveram oportunidade de conhecer as ferramentas utilizadas no ofício de carpinteiro e aprenderam a cravar o seu nome numa base de madeira que será utilizada nas sessões seguintes na elaboração do produto final.

Na segunda parte da atividade, os aprendizes tiveram de atribuir cada um dos ofícios de artesão às respetivas freguesias do concelho de Ponte de Lima onde se desenvolvem.