Cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2014

09 Dezembro 2014

Teve lugar no dia 5 de dezembro, em Ponte de Lima, a cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2014.

Instituído pelos municípios de Lamego e Ponte de Lima, o Prémio A. de Almeida Fernandes é destinado a reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa, tendo já sido atribuído a profissionais de inegável mérito e rigor científico.

Este ano, decidiram os membros do júri – Prof. Doutor José Augusto Sottomayor-Pizarro (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Prof. Doutora Hermínia Vilar (Universidade de Évora) e Prof. Doutora Teresa Veloso (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) – premiar a obra “Lindoso: uma paisagem com História”, da autoria de Luís Fontes e editada pelo Município de Ponte da Barca, tendo em conta, entre outros aspetos, “ a enorme importância que as obras de divulgação (…) podem ter junto de um público mais alargado, sem por isso desmerecerem na suas funções educativa, cultural e de valorização do Património e da História nacionais”.

A cerimónia, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Dr. Francisco Lopes, da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Dr.ª Sílvia Torres, a quem coube receber o prémio na qualidade de editor, da Secretária da Assembleia Municipal, Dr.ª Filomena Quintela,  e da Dr.ª Flávia Fernandes, filha do homenageado.

Cerimónia de entrega do Prémio A. de Almeida Fernandes 2014