Centenário da I Guerra Mundial em Ponte de Lima (1914-2014)

30 Dezembro 2014

Com o intuito de assinalar o centenário da I Guerra Mundial o Município de Ponte de Lima organizou um conjunto de iniciativas que tiveram início no dia 4 de abril de 2014 com a inauguração da exposição “Os limianos na Grande Guerra: centenário da I Guerra Mundial (1914-2014)”, organizada em parceria com a Casa Norton de Matos, e cujo conteúdo visa dar especial enfoque ao papel preponderante desempenhado por Norton de Matos durante o conflito mundial, não esquecendo, contudo, os restantes limianos que, também eles heróis de guerra, estiveram na frente de batalha em África e na Europa.

Ainda no dia 4 de abril organizou-se, em parceria com o CLAC - Clube Limiano de Automóveis Clássicos, a visualização de um documentário da RTP, intitulado “Portugal nas trincheiras”, à qual se seguiu uma representação, na 1ª pessoa, da Grande Guerra e da saga dos combatentes, protagonizado por Gil Santos.

No dia 17 de maio de 2014 decorreu a conferência intitulada “Norton de Matos e a I Guerra Mundial” que pretendeu evocar a notável figura limiana – Norton de Matos – bem como o importante papel desempenhado por este no decurso da 1ª Guerra Mundial, enquanto Ministro da Guerra.

O evento contou com excelentes comunicações proferidas pelo Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), pela Dr.ª Helena Pinto Janeiro (Universidade Novas de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa) e pelo Dr. José Norton (investigador e familiar).

Por outro lado, foi recentemente solicitado pelo Município de Ponte de Lima, através de divulgação na imprensa local e nas Juntas de Freguesia, a participação ativa de todos os cidadãos para recordar e conhecer melhor a história da I Guerra Mundial através da partilha de documentos, fotografias, objetos, postais, cartas, medalhas, diários, mapas, fardas, memórias e/ou outro tipo de material ou informação que possam contribuir para o enriquecimento e aprofundamento do estudo dos limianos na I Guerra Mundial.

Assim, o Município de Ponte de Lima, através do Arquivo Municipal, propõe-se recolher essa informação e/ou objetos para tratamento técnico e digitalização e posterior devolução dos originais às pessoas/famílias.

Por último, teve lugar no dia 12 de dezembro a palestra/debate intitulada “Os limianos na I Guerra Mundial: memórias” que contou com a participação do Prof. Doutor Henrique Rodrigues a quem coube abordar a temática “Grande Guerra de 1914-18: abordagem à bulimia da escrita de guerra” e do Dr. Luís Abreu Coutinho que deu a conhecer o papel desempenhado por José de Magalhães Queiroz de Abreu Coutinho, seu avô e Capitão de Infantaria em África durante a I Guerra Mundial.

O ciclo de iniciativas evocativas do centenário da I Guerra Mundial previstas para 2014 culmina hoje com o encerramento da exposição “Os limianos na Grande Guerra: centenário da I Guerra Mundial (1914-2014)”.