Passar para o Conteúdo Principal Top

Município de Ponte de Lima acolhe Arquivo da Casa de Pomarchão

Acp 001 m0009 1 1024 1000
11 Abril 2016

No próximo dia 19 de abril, às 15h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, terá lugar a cerimónia de assinatura do auto de entrega do Arquivo da Casa de Pomarchão, em regime de depósito, entre o Eng.º Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e o Sr. Frederico Luís Albuquerque Vilhena Villar, proprietário do Arquivo da Casa de Pomarchão.

O Arquivo da Casa de Pomarchão, essencialmente constituído por correspondência recebida e escrituras de arrendamento, num total de 13.939 documentos datados dos séculos XVII e XVIII, ficará sob a custódia do Arquivo Municipal que, com o intuito de valorizar e de divulgar este importante arquivo de família, procederá, com a maior brevidade possível, ao tratamento técnico e à digitalização para disponibilização online.

A Casa de Pomarchão, sita na freguesia de Arcozelo, encontra-se na mesma família (Malheiro Reimão) desde a sua fundação, tendo sido António Gonçalves Reimão o 1º Senhor da Casa. Posteriormente, em 1681, no tempo de Manuel Gonçalves Reimão, é instituído o Morgadio de Pomarchão, tendo em 1690 sido constituída em vínculo a Quinta de Pomarchão a favor dos descendentes de Gaspar Malheiro Reimão.