Passar para o Conteúdo Principal Top

arquivo municipal logo de Ponte de Lima

arquivo_3




Arquivo Municipal de Ponte de Lima assinala o Dia Internacional dos Arquivos

Cartaz conferencia manuel abreu 1 1024 1000
12 Maio 2016

No próximo dia 9 de junho, data em que se assinala o Dia Internacional dos Arquivos, o Arquivo Municipal recebe a conferência “Manoel Rodrigues da Silva Abreu: Uma Biblioteca Pública e o seu bibliotecário, no século do vapor e da eletricidade”, proferida pela Doutora Paula Sequeiros, investigadora de Pós-Doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Manoel Rodrigues da Silva Abreu, limiano de nascimento, exilado em Inglaterra e França por convicção, primeiro bibliotecário público de Braga por profissão, é uma atraente figura das bibliotecas modernas portuguesas e da biblioteconomia, na segunda metade do séc. XIX. Apresentar-se-á a pessoa de MRSA, seu percurso de vida e as suas ideias e práticas biblioteconómicas, no contexto da criação de uma das primeiras bibliotecas públicas do país e das mudanças sociais e culturais desse período.

Uma proposta de conversa sobre a leitura pública e as bibliotecas e um pouco da história da sua formação, debatendo a ideia de que estas são “instituições nobres e generosas em grande ponto” (MRSA)

Paula Sequeiros, investigadora pós-doc do Centro de Estudos Sociais da U.C.; foi bibliotecária e docente de biblioteconomia; pesquisa aspetos culturais e sociais das bibliotecas públicas e da leitura.