Conclusão da candidatura apresentada pelo Município de Ponte de Lima ao Iberarchivos - Programa ADAI

22 Junho 2017

Concluiu-se no final do mês de maio a execução da candidatura "Arquivo do Paço de Vitorino das Donas: Tratamento, digitalização e difusão online" apresentada em 2015 ao Iberarchivos - Programa ADAI (Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Iberoamericanos) e co-financiada pela pela Agência Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID).

O projeto visou objetivos garantir a preservação, valorização e difusão do Arquivo do Paço de Vitorino das Donas, constituído por documentação que remonta ao início do séc. XVI sendo que a primeira geração da família tem início em António Ramos, natural da vila de Viana, capitão “das partes das Índias de Castela” - mais concretamente em Cusco (Perú) e na Costa de Cartagena (Colômbia) - onde veio a casar com Catarina Capa Yupange, natural da cidade de Cusco, sendo esta possivelmente uma das filhas do Imperador Inca Atahualpa).

Os resultados desta primeira fase do projeto foram apresentados na conferência Arquivo do Paço de Vitorino: (re)constituir a memória e a identidade familiar com quase cinco séculos de história: apresentação do catálogo online, que teve lugar no dia 20 de maio, no Paço de Vitorino.

O Arquivo do Paço de Vitorino pode ser consultado através do catálogo online do Arquivo Municipal de Ponte de Lima: http://pesquisa.arquivo.cm-pontedelima.pt/details?id=991055&ht