Município de Ponte de Lima recebe Arquivo da Casa do Bárrio (Família Matos Prego)

10 Maio 2019

No próximo dia 17 de maio, às 18h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponte de Lima, terá lugar a cerimónia de assinatura do auto de entrega do Arquivo da Casa do Bárrio, em regime de depósito, entre o Eng.º Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e o Dr. José Norton, proprietário do Arquivo da Casa do Bárrio.

O Arquivo da Casa do Bárrio, essencialmente constituído por correspondência, escrituras e documento de receita e despesa, entre outros, num total de quase 5.000 documentos datados dos séculos XVIII a XX, ficará sob a custódia do Arquivo Municipal que, com o intuito de valorizar e de divulgar este importante arquivo de família, procederá, logo que possível, ao tratamento técnico e à digitalização para disponibilização online.

A documentação ora entregue irá complementar o Arquivo da Casa Norton de Matos, cujo tratamento técnico se encontra atualmente em curso no âmbito do projeto transfronteiriço Norte de Portugal e Galiza (GEOARPAD).