Apresentação do livro “A mão direita de D. João V: João Frederico Ludovici o arquiteto-mor do Reino”

16 Janeiro 2020

O Arquivo Municipal de Ponte de Lima recebe, no dia 31 de janeiro de 2020, pelas 21h30, a apresentação do livro "A mão direita de D. João V: João Frederico Ludovici o arquiteto-mor do Reino", da autoria de Leopoldo Frederico de Drummond Ludovice.

A obra desenha uma biografia de João Frederico Ludovici (1673-1752) e desenvolve um estudo e análise do modelo arquitectónico Ludoviciano e a sua génese, designadamente no que se refere ao Palácio Nacional de Mafra, recentemente classificado como Património Mundial da UNESCO.

O conjunto arquitetónico barroco, de matriz italiana, foi projetado pelo arquiteto João Frederico Ludovici ao serviço de D. João V, e teve como impulsionador D. Tomás de Lima Vasconcelos e Menezes de Brito, 11º Visconde de Vila Nova de Cerveira.

O autor é sétimo neto por linha varonil do Arquiteto-Mor do Reino, João Federico Ludovici e descende de uma linhagem de arquitetos sendo o seu pai o quarto arquiteto na família Ludovice.

A apresentação da obra estará a cargo do arquiteto Jorge Pinheiro Rodrigues, autor de diversos projetos de edifícios construídos em todo o país. O seu atelier dividiu-se sempre entre o Porto e Guimarães, cidade onde tem residido desde 1979, e onde é membro fundador de três associações: a “Muralha”, defesa do património cultural e arquitetónico, o “Centro Equestre de Guimarães” e a “Associação de apoio à Criança”.

Sobre o autor:

Leopoldo Frederico de Drummond Ludovice nasceu em 1961, em Angola, sendo licenciado em Design de Comunicação. Em agosto de 2013, tendo como base o seu trabalho de Mestrado, sobre Arquitetura Modernista, lança o livro «O arquiteto compositor José Frederico Ludovice» no Lubango, Angola.

Desde 1983 leciona Artes Visuais e Design, no Básico e Secundário, no Externato João Alberto Faria, em Arruda dos Vinhos.