Arquivo da Casa do Bárrio passa a estar disponível para consulta online

01 Fevereiro 2024

No âmbito do protocolo assinado em 2019, entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e o Dr. José Norton, através do qual foi entregue, a título de depósito, o arquivo da Casa do Bárrio, na freguesia de Moreira do Lima, foram descritos mais de 7.000 documentos, cujos registos descritivos estão disponíveis para consulta através do catálogo do Arquivo Municipal.

O arquivo da Casa do Bárrio, cuja documentação mais antiga remonta ao início do século XVII, reflete a história da família Matos Prego e das suas propriedades, ao longo de várias gerações, e compreende vários sistemas de informação, designadamente a Casa do Baganheiro, na freguesia da Queijada, e o Mosteiro de Refóios do Lima, outrora propriedade da família, entre outras propriedades.

Este arquivo da Casa do Bárrio junta-se, assim, aos arquivos da Casa Norton de Matos e do General Norton de Matos, igualmente disponíveis para consulta online no catálogo do Arquivo Municipal, desde 2020.