Passar para o Conteúdo Principal Top

arquivo municipal logo de Ponte de Lima

arquivo_3




Palestra/debate “Os limianos na I Guerra Mundial: memórias”

12 Dez '14
Cartaz limianos na guerra 1 1024 1000

Realiza-se no próximo dia 12 de dezembro, às 18h00, mais uma palestra/debate subordinada ao tema “Os limianos na I Guerra Mundial: memórias” que contará com a participação do Prof. Doutor Henrique Rodrigues e do Dr. Luís Abreu Coutinho.

Durante a sessão caberá ao Prof. Doutor Henrique Rodrigues abordar a temática “Grande Guerra de 1914-18: abordagem à bulimia da escrita de guerra” e ao Dr. Luís Abreu Coutinho dar-nos a conhecer o papel desempenhado por José de Magalhães Queiroz de Abreu Coutinho, seu avô e Capitão de Infantaria em África durante a I Guerra Mundial.

Contamos com a presença de todos aqueles que pretendam contribuir para o debate e a partilha de memórias relacionadas I Guerra Mundial.

  • Henrique Rodrigues - Bacharel, Licenciado, Mestre e Doutor na especialidade de História Moderna e Contemporânea pela Universidade do Porto. Professor de carreira do Ensino Superior (IPVC) é investigador do CETRAD /UTAD, membro do Conselho Científico da APHVIN/GEHVID, colaborador da Universidade Portucalense - Infante D. Henrique, investigador colaborador do CEHA (Funchal), membro do Conselho Consultivo do Museu da Emigração - Comunidade e Luso-descendentes, colaborador do CEHR (Centro de Estudos de História Religiosa) e investigador do CEMEC (Centro de Estudos da Memória da Edição Contemporânea). Coordenou e/ou organizou mais de quatro dezenas de eventos científicos e pedagógicos. Apresentou comunicação oral em mais de uma centena de congressos, seminários, conferências, palestras e colóquios. Autor de mais de nove dezenas de títulos, entre os quais estão duas dissertações sobre migrações. Tem como temáticas de investigação as áreas da Demografia Histórica, História da Educação, Mobilidades Humanas, Escritas Privadas, da Emigração e da Guerra.
  • Luís Abreu Coutinho - Neto de José de Magalhães Queiroz de Abreu Coutinho (1885-1952), Capitão de Infantaria e 10º Senhor da Casa da Fonte da Bouça, na freguesia de Vitorino das Donas, concelho de Ponte de Lima. Foi condecorado com a Cruz de Guerra de 2ª classe e com o grau de Oficial da Ordem Militar de Avis.

Entrada livre

Horário:

18h00

Local:
Arquivo Municipal de Ponte de Lima