Casa cheia na apresentação do 9º volume da revista 'Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!'

23 Janeiro 2024
Na passada sexta-feira, dia 19 de janeiro, decorreu a apresentação do 9º volume da revista "Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!" com casa cheia.

O presente número contém artigos com temas que vão desde a passagem do Rio Lethes pelos legionários romanos, passando pelas arquiteturas monástica e senhorial, pela produção de vinho e sidra no século XIX até ao quadro da situação escolar e pedagógica no século XX: A travessia do rio Lima pelas Legiões Romanas: entre o mito e a realidade, de Manuel Tojal, Produção de vinho e sidra em Ponte de Lima: de meados de setecentos aos fins do século XIX, de Henrique Rodrigues, O Convento de Santo António de Ponte de Lima: complexo claustral e cerca – descrição de um espaço desaparecido, de José Velho Dantas, História e arquitetura da Casa / Quinta dos Condes do Paço de Vitorino, de Alcina da Silva Santos Silva, Escola, professores e regente escolares no concelho de Ponte de Lima (1938-1941), de José Carlos de Magalhães Loureiro e, ainda, uma recensão de Armando Malheiro da Silva à obra recentemente editada pelo Município de Ponte de Lima À descoberta dos solares da Ribeira Lima: Um património entre a continuidade e a reinvenção, da autoria de Miguel Ayres de Campos-Tovar.

A cerimónia foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Dr. Paulo Barreiro de Sousa e a apresentação esteve a cargo da Profª. Doutora Alexandra Esteves, professora auxiliar com agregação do Departamento de História, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
9_volume_da_revista_ponte_de_lima_do_passado_ao_presente_rumo_ao_futuro_1
9_volume_da_revista_ponte_de_lima_do_passado_ao_presente_rumo_ao_futuro_2